2 – Atividades Agrícolas

2 – Atividades Agrícolas

           Não se trata de através do ensino do cultivo de hortas e jardim e da criação de pequenos animais preparar o aluno para exercer tarefas na agricultura e na pecuária, mas, o que se visa é colocá-lo em contato com a natureza.
          Propiciando ao aluno um maior contato com a terra, preparando-a, plantando, vendo as plantas crescerem e colhendo o fruto de seu trabalho, faz com que em cada aluno se desperte o gosto para o cultivo de verduras ou de flores e ensinando-os a respeitar a natureza; o mesmo acontece quando da criação de pequenos animais ou do cuidado com árvores frutíferas ou ornamentais.
        Aproveitam-se estas aulas para o ensino de princípios ecológicos, mudando assim a mentalidade de exploração desordenada da natureza, visando apenas o lucro; pela mentalidade em que a preservação da mesma seja o foco principal.
        O contato com a natureza é importante, também para o equilíbrio da personalidade, pois tira um pouco o aluno do meio eletrônico dos jogos e da televisão que, quando demasiado, prejudica a formação de qualquer criança ou adolescente.
        O passar algumas horas em ambiente aberto, no meio de arvores, flores e animais aumentam o horizonte para quem sabe aprender com o trabalho e com o lazer.
         Ultimamente tem sido focalizada em diversos programas televisivos, experiências educacionais nas quais alunos são levados a plantarem hortaliças e outras visando a preservação da natureza. Esta preocupação com o meio ambiente e com o ensino para se obter alimentação sadia, sem dúvida é muito louvável. Era o que se visava no Educandário Santo Antônio em sua área de educação agrícola integrada as demais áreas de seu sistema educativo criativo e libertador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário