4 – Arte e criatividade

4 – Arte e criatividade

        Caso o conhecimento humano se resumisse, apenas ao conhecimento lógico e científico, o homem seria pouco mais que um robô, estaria faltando algo muito importante, o sentido do belo.
        É através da contemplação da natureza e das belas artes, que o homem liberta-se da escravidão da lógica, dos números e da mesmice do cotidiano. A arte permite ao homem desenvolver sua criatividade e contribui para a conquista de sua liberdade.
        Para se conseguir tal objetivo é necessário que a poesia e a literatura sejam focalizados no ensino das diversas línguas, especialmente no ensino da língua pátria, o português. As demais artes devem ser ministradas em aulas específicas:

          Artes Cênicas
         A iniciação ao Teatro, primeiro através de esquetes, depois peças teatrais, propiciam maior desenvoltura e melhor comunicação aos alunos. Não basta, porém, somente colocar o aluno no palco e fazê-lo declamar suas falas, já decoradas; é preciso antes, aulas de expressão corporal, dicção e interpretação entre outras.
         Muito importante é que os alunos participem da confecção do cenário, do vestuário e dos adereços a serem utilizados. É também interessante que sejam apresentados, não só peças de autores consagrados, mas também pequenos trabalhos elaborados pelos próprios alunos. A participação dos alunos vai desenvolver-lhes a criatividade e proporcionar-lhes autoconfiança.
         Números circenses e até mesmo atividades cinematográfica, também fazem parte das Artes Cênicas. Não se pode esquecer que as apresentações, primeiro na própria escola, depois para outras platéias, inclusive participando de festivais, são absolutamente necessárias.

         Artes Plásticas

         Não só o desenho e a fotografia, mas principalmente, a pintura e a escultura devem ser ensinadas para aguçarem o sentido estético dos alunos.
         As artes plásticas de um modo geral e a pintura em particular, ajudam a desenvolver no aluno o sentido de proporção, a combinação de cores e a criatividade. O mesmo pode se dizer com relação a atenção e a paciência.
          Quando por algum motivo, uma pessoa encontra-se com os nervos a flor da pele, estressada, a pintura traz tranqüilidade e paz de espírito. Nada melhor do que o cultivo das artes plásticas para vencermos a ansiedade e a impulsividade.
          Não é preciso falar que os trabalhos dos alunos devem ser expostos, pois a obra de arte necessita ser vista e contemplada por outros, mesmo que seja um trabalho de principiante.

Artes musicais

          Para o ensino das artes ser completo, não podemos nos esquecer da música. Este se faz com o ensino do canto, através da música coral, do ensino de instrumentos diversos (flauta doce, instrumentos de percussão, violão, acordeão, piano, violino, e outros), da audição de músicas ao vivo ou através de fitas de vídeo ou CDs e da dança (clássica, moderna, folclórica, entre outras).
          A formação de corais, conjuntos, fanfarra ou até mesmo de pequenas orquestras, com instrumentos improvisados despertam a alegria e a camaradagem entre os alunos. É um fator importante para que o aluno se entusiasme e se apaixone por sua escola.
          A audição de músicas tanto populares, como eruditas, inclusive óperas, introduzem os alunos no conhecimento de novas formas musicais, aumentam, seu conhecimento e aprimoram seu gosto artístico.        
          Não se visa à formação de músicos profissionais, mas que todos os alunos tenham uma iniciação musical, o que irá tornar sua vida mais agradável. É evidente que aparecendo entre os alunos alguém excepcionalmente dotado para a música, este deverá ser incentivado. O mesmo raciocínio é válido também para as artes cênicas e para as artes plásticas.
          É importante, também, que os alunos, além de aprenderem tocar instrumentos fabricados, improvisem instrumentos com sucata (folhas de capim, pauzinhos, latinhas, e outros materiais.), assim desenvolvendo sua criatividade. Alunos dotados de inspiração musical devem ser incentivados a compor. Os alunos mais adiantados devem ser incentivados a auxiliar o professor no ensino dos principiantes.
          Quando for possível devem-se unir várias artes num mesmo evento. Assim, por exemplo, um musical homenageando um determinado artista, entram o teatro, a música, as artes plásticas, (no cenário e nos figurinos), a poesia e a filmagem do evento.    
  Outra atividade que também necessita da concorrência de diversas atividades artísticas e que entusiasmam os alunos é a organização de uma escola de samba para desfilar no carnaval. Em outras ocasiões devem-se organizar desfiles com alegorias e a participação da fanfarra. Com essa finalidade, criou-se no ESA a “Escola de Samba Meninos de Ouro”, da qual participavam alunos do Educandário. Esta Escola desfilou no Sambódromo de Bebedouro com grande sucesso durante cinco anos, desenvolvendo diversos enredos, sendo a música composta pelos próprios alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário