5 – Esporte e Lazer

5 – Esporte e Lazer

Muitas vezes o ensino de Educação Física, onde se ensina também a prática de esportes, é considerado atividade secundária e de valor apenas relativo. Em nossa maneira de ver, entretanto, a prática de esporte e as atividades lúdicas são de grande importância para o equilíbrio da personalidade. Quem não reserva parte de seu tempo para estas atividades, corre sério risco de desequilíbrios nervosos e até mesmo mentais.
Os esportes coletivos desenvolvem o espírito de equipe e mostram a interdependência entre os diversos integrantes; além disso, ensinam a importância da estratégia e da tática para se alcançar o objetivo que é a vitória. Os alunos devem ser preparados tanto para a vitória, como para a derrota, ensinando-lhes não extrapolar do campo esportivo a rivalidade entre as equipes.
As derrotas no esporte ensinam a busca de aperfeiçoamento para outras ocasiões e preparam o homem para enfrentar as dificuldades da vida, mostrando a necessidade de não desistir, nem se desesperar quando os desafios e obstáculo parecerem insuperáveis.
Esportes individuais, como o atletismo e a natação, mais do que superar o adversário ensina a auto-superação e o apoio aos demais participantes, incentivando-os por suas conquistas. Nestes esportes é comum ver-se um atleta, mesmo derrotado, congratular-se com o resultado obtido pelo vencedor, mais que a rivalidade ensina-se o companheirismo.
As lutas marciais, ensinando a auto defesa, preparam o praticante desses esportes para se defenderem de uma agressão ou de um assalto e, ao mesmo tempo, a não utilizar sua força e sua técnica em confrontos desnecessários, evitando entrar em brigas. Nestes esportes é dada uma atenção particular à disciplina.
O tênis de mesa, o tênis de campo e outros esportes semelhantes aprimoram o reflexo, tão importante para nossa vida, por exemplo, na direção de um veículo. O xadrez desenvolve o raciocínio, a concentração, a memória e a paciência tão necessárias quando enfrentarmos problemas que necessitem de tempo para sua solução. A estratégia usada no transcorrer de uma partida de xadrez e a decisão a ser tomada, em momentos decisivos de uma partida, capacitam o aluno para se organizar e tomar as decisões corretas em sua vida,
Todo esporte tem pelo menos uma característica benéfica para a nossa vida cotidiana. Toda prática esportiva, quando bem orientada, colabora para a saúde, física, psíquica e emocional de seu praticante; de modo inverso, sem a devida orientação, pode causar grandes males à saúde do indivíduo.
Numa realidade que exige do homem tarefas cansativas e estressantes, o lazer devolve-lhe a tranqüilidade e o prepara para reassumir sua obrigações cotidianas. Assim como no esporte, as atividades lúdicas devem ser orientadas.
A prática esportiva, desde que inclua a participação em torneios e campeonatos, é importante fator para fazer do aluno um apaixonado por sua escola. Esta paixão traz uma melhora em todas as áreas do ensino, pois gostar de sua escola é fator muito importante para o educando e, porque não para o educador, sentir-se integrado ao ambiente escolar.
No ESA, foi dada muita importância a participação de torneios e campeonatos diversos, desde os Jogos da Primavera e a Olimpíada do Trabalhador até a participação dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos, representando a cidade de Bebedouro, em Xadrez, Tênis de Mesa e Atletismo. 
No que diz respeito ao Lazer, destacamos uma excursão bimestral com os melhores alunos das quintas a oitavas séries.

Um comentário:

  1. Proposta Pedagógica e Didática perfeita. Fucionou maravilhosamente bem. Parabéns ao Frei Eduardo e ao prof. Robison Quítério responsável por esta área (hoje Doutor).

    ResponderExcluir