Uma proposta pedagógica de Currículo Integrado

Uma proposta pedagógica de Currículo Integrado 

Como participante desse ensino criativo e libertador, atuei durante nove anos como orientadora educacional nesse importante período histórico do Educandário. O meu trabalho era realizado duas vezes por semana, atendendo crianças e jovens de 10 a 16 anos, através de dinâmicas com reflexão de temas ligados ao seu desenvolvimento, sempre partindo da necessidade diagnosticada da sala de aula pelos professores e direção. Era também realizado através de atendimento individual, com visitas as casas dos alunos e diálogos com os pais.
Era uma proposta que privilegiava o diálogo constante. Essa prática semanal, assumia  cada vez mais uma dimensão dialógica e interativa.Segundo Paulo Freire só há diálogo se houver liberdade. A liberdade aqui era compreendida dentro da concepção de limites e firmeza, buscando favorecer o desenvolvimento físico, o desenvolvimento espiritual e a autonomia moral dos alunos, buscando criar condições objetivas para a sua existência.
Dessa forma, trabalhar para o desenvolvimento integral do educando significava valorizar todas as suas potencialidades, recriando continuamente condições para um bom ajustamento afetivo e social, com base no seu fortalecimento para que de forma significativa, tomasse posição diante de sua história e da sociedade em que estava inserido.
Dentre os aspectos relevantes a serem trabalhados na minha ação e intervenção educativa, nesta proposta pedagógica de currículo integrado, destacava-se: o respeito mútuo, postura ética, internalização de regras, direitos e deveres, auto estima, educação para a vivência do namoro e da sexualidade, educação para valores éticos e morais, formação de lideranças, incentivo ao senso crítico e colaboração no discernimento vocacional e profissional.
Numa atitude de escuta, e de posição mediadora entre direção, professores e família, o acompanhamento se fazia sistemático a cada educando com vista em suas transformações, procurando minimizar as dificuldades inerentes a essas mudanças.
E assim a Orientação Educacional se fazia presente no Educandário Santo Antônio, numa dimensão de serviço e de trabalho voluntário como uma importante ferramenta de atuação num mundo necessitado, carente de segurança e estabilidade, rico de apelos a criatividade, complexo em suas estruturas, transitório em suas alternativas, mas cheio de anúncio de esperanças e de convites imperativos, para que nos aliemos cada vez mais aos movimentos de luta e de propostas de educação em favor de uma vida plena para todos.
                                                                      Siumara da Silveira Melo Quintella

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